Protocolo de recebimento de jovem em seção que não mais dispõe de vaga

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Sobre o jovem que comparece no GEMR, interessado em seção que não mais dispõe de vaga:

0% 0% 
[ 0 ]
0% 0% 
[ 0 ]
17% 17% 
[ 1 ]
83% 83% 
[ 5 ]

Total dos votos : 6

Protocolo de recebimento de jovem em seção que não mais dispõe de vaga

Mensagem por Ricardo Gobbi em Dom Jul 03, 2016 11:19 pm

Pessoal,

Por favor, após votarem, façam aqui seus comentários.

Obrigado!

Última edição por Ricardo Gobbi em Seg Jul 04, 2016 12:39 am, editado 1 vez(es)
Ricardo Gobbi
Diretor Administrativo
Diretor Administrativo

Ver perfil do usuário http://gemr.forum-livre.com

Recebimento de jovem interessado no escotismo

Mensagem por Carlos Alberto Fernandes em Seg Jul 04, 2016 12:31 am

Creio que devemos aceitar a participação de um jovem no dia de sua visita ao grupo mas a secretaria lhe avisar da falta de vaga pois seria cortesia nossa e uma forma de respeito ao jovem e também respeito ao responsável que o levou até nós e depois de forma burocrática própria da rotina da secretaria seria avisado da falta de vaga mas que creio que deve ser pego dados para poder se entrar em contato com interessados. Eu profissionalmente faço isso há décadas dando atenção aos interessados em negociação e guardo dados destes sendo muito elogiado por atender de forma respeitosa e sempre tenho gente cadastrada o que faz meu serviço reconhecido e respeitado e também sempre tenho gente cadastrada e ter clientes disponíveis no futuro. Tenho até gente que foi bem atendido que volta e me fala que não consegue o mesmo atendimento atencioso em outros locais e isso prova que atender bem vale a pena e cadastrar também representa respeito aos interessados que gostam de atenção e bom atendimento.

Carlos Alberto Fernandes
Diretor Presidente
Diretor Presidente

Ver perfil do usuário

Declaração de Voto

Mensagem por Ricardo Gobbi em Seg Jul 04, 2016 12:31 am

Pessoal,

Entendo que essa deva ser uma decisão que cabe exclusivamente à chefia, de forma que, entendo deva ser adotada a solução "4)" até que a chefia decida de forma contrária!

Isso porque, sobre esse assunto, tendendo deva o protocolo ser único a todo GEMR.

Dessa forma, e pelas brilhantes motivações explanadas pelo nosso Digno e Nobre Presidente, as quais invoco aqui como motivação da presente decisão, acompanho o voto do Presidente!
Ricardo Gobbi
Diretor Administrativo
Diretor Administrativo

Recebimento de jovem interessado

Mensagem por Carlos Alberto Fernandes em Seg Jul 04, 2016 12:38 am

Portanto a necessidade de postura de cortesia própria na lei escoteira e no escotismo e respeito com interessados faz uma propaganda de nossa atuação e também faz sermos lembrado por este gesto educado e a secretaria faria toda a explicação de falta de vaga valorizando a oportunidade de participar de nosso grupo é cadastrando Telefone pois teremos lista de espera o que nos deixa numa situação privilegiada no futuro quando pudermos expandir. Logo voto pelo item 4 .

Carlos Alberto Fernandes
Diretor Presidente
Diretor Presidente

Ver perfil do usuário

Re: Protocolo de recebimento de jovem em seção que não mais dispõe de vaga

Mensagem por Claudia B R Siqueira em Seg Jul 04, 2016 8:40 am

Bom dia à todos.
Essa prática de anotação dos dados na lista de espera já é comum na Secretaria, quando determinada chefia nos comunica sobre a indisponibilidade de aceitação de novos jovens. Não sei ao certo o que tenha acontecido no sábado passado à esse respeito, mas, o chefe Hique já havia nos avisado da necessidade desta lista.
Referente ao meu novo nesta enquete, achei interessante a ideia do jovem participar da atividade no dia, para não desmotivá-lo e também 'compensar' sua ida até o grupo.
Claudia B R Siqueira
Diretora Administrativa Adjunta
Diretora Administrativa Adjunta

Ver perfil do usuário

NÃO HÁ VAGAS!!!

Mensagem por Ronan A. Reginatto em Seg Jul 04, 2016 9:15 am

Não consideraria apenas o fato de haver número completo na seção.
Não sei como é a política atual da UEB sobre o assunto, mas deve ser levada em consideração.
Vivi muitas vezes isso nas seções que dirigi e, por várias vezes, incluímos mais um elemento em cada patrulha, principalmente quando havia iminente passagem de jovens para a próxima seção. Isso já dava condição de irem, os novos, se habituando ao Escotismo e, por ocasião da passagem, não haver perda grande na patrulha.
Mas, de uma forma ou de outra, nesses casos, a Chefia da Seção deve ser o juri e proferir a decisão, passada à secretaria do Grupo, para que assim se proceda.
Há sempre a possibilidade de termos listas de espera e, pelo que me consta, isso é bem tratado pela Secretaria do GEMR.
Ronan A. Reginatto
Diretor Técnico
Diretor Técnico

Ver perfil do usuário

Mensagem por Viviane Reginatto em Seg Jul 04, 2016 9:26 am

Inaceitável a recusa de jovem pelo motivo "falta de vaga na seção".... Existem muito jovens com participação instável, portanto não cabe este argumento de seção completa pois há a possibilidade de abrir nova tropa para acolher mais jovens....
Obs.. Insisto que estes assuntos devem ser discutidos pessoalmente, pois nem todos conseguem expressar suas posições por escrito...
Viviane Reginatto
Chefe
Chefe

Ver perfil do usuário

Mensagem por Ricardo Gobbi em Seg Jul 04, 2016 1:03 pm

Realmente Chefe Viviane, também prefiro resolver essas questões em debates presenciais, com oportunidade de discussões mais amplas  e objetivas, mas bem lida a proposta dessa enquete é que a mesma se trata de decisão provisória, a regulamentar essa questão até que nosso Diretor Técnico, junto de seus Chefes, adotem a decisão definitiva... Essa sim, extraída de reunião presencial. Ademais mesmo que tolhido o calor dos debates orais, em sede de fórum de debates virtuais, a discussão se dá de forma mais ampla, ad exemplum, as ponderações do nosso Presidente, a ótima e válida opinião da Claudia e, igualmente ótimo e válido escólio do Chefe Ronan...
Por tal razão, entendo, válidas as discussões que aqui ocorrem!
Ricardo Gobbi
Diretor Administrativo
Diretor Administrativo

Dica da chefe Miriam...

Mensagem por Ricardo Gobbi em Qui Jul 07, 2016 1:22 am

Amigos,

Hoje fui brindado com valiosa cópia de apostila pela Chefe Miriam, a qual discorria sobre o assunto deste tópico.

Nesse fragmento doutrinário oficial, sob o título "Processo de admissão da família no grupo escoteiro" subtendi que o jovem não poderia participar da  atividade logo no primeiro contato, devendo, ocorrer, preliminarmente, uma entrevista da família deste com um membro do grupo, onde o entrevistador, mostrando segurança e entusiasmo pelo escotismo, ofereceria maiores informações sobre o movimento, de forma "curta e precisa", devendo os dados da família serem registrados em uma ficha de inscrição contendo o nome do jovem, data de nascimento, nível de escolaridade, escola, endereço, telefone, nome dos responsáveis, profissão e aptidões ou atividades que possam ser úteis ao grupo (quadro de voluntários, um tema importante que, futuramente, trataremos)...

Procurando amparar minha leitura da doutrina apresentada pela Chefe, mê pus aos estudos.

Nessa oportunidade, relendo a apostila do "Curso básico de dirigente institucional", me deparei com a seguinte passagem:

Assim, inobstante  doutrina oficial, nesse ponto, não a percebo como vinculante, malgrado se tratar de POR, em decorrência das causas e motivações já expendidas pelos meus pares do GEMR, razão pela qual, ainda entendo que esse assunto compete tão somente à chefia, que deverá deliberar e decidir a esserespeito.

Em tempo: Não há se falar em descumprir a Regra 39, I, do POR, uma vez que esse instrumento normativo diz claramente: "A admissão.."

Ocorre que, permitir que o jovem participe das atividades do grupo não significa declarar admissão do mesmo ao movimento.

Também por isso, mantenho meu voto a favor do item "4" da presente enquete.

Última edição por Ricardo Gobbi em Dom Jul 17, 2016 12:00 am, editado 1 vez(es)
Ricardo Gobbi
Diretor Administrativo
Diretor Administrativo

Mensagem por Viviane Reginatto em Qui Jul 07, 2016 6:01 pm

Ricardo (e quem mais quiser ouvir), prefiro falar pessoalmente sobre isto, pois gostaria de contar minhas inúmeras experiencias neste caso. Estou a disposição.
Viviane Reginatto
Chefe
Chefe

Ver perfil do usuário

Eu quero ouvir suas experiências sim!

Mensagem por Ricardo Gobbi em Qui Jul 07, 2016 7:24 pm

Chefe Viviane,

Acho que falo pelo grupo! Isso vai sim ser decidido em reunião... Penso conversar pessoalmente com os demais diretores e chefes e marcar uma reunião nossa no último sábado de julho (segundo pequena maioria de votos na enquete própria), como para tratar desse tema de outros...
Sua carga, sua experiência e seu sucesso como Chefe, grande orientadora nossa e, principalmente, suas experiências, certamente conduzirá o grupo a adotar uma política justa e humanitária sobre isso, independente das regras e do POR, pois, nunca devemos perder de que as regras servem a nos, e não o contrário!
Obrigado pela participação e pela disposição!
Ricardo Gobbi
Diretor Administrativo
Diretor Administrativo

Mensagem por Guilherme Franco em Seg Jul 25, 2016 1:34 pm

Ciente e votando para que o chefe de seção avise o jovem e não apenas a secretaria, pois quem passará a maior parte da vivencia desse jovem dentro da seção que ele se interessar em fazer parte será esse chefe, e a falta de comunicação entre o ingressante e o adulto pode ser considerada como omissão de responsabilidade pelos familiares, pelo próprio jovem e também pela diretoria.

Guilherme Franco
Chefe da Seção Sênior
Chefe da Seção Sênior

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: