Telhado: Questão dos reparos no telhado do salão do GEMR

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Telhado: Questão dos reparos no telhado do salão do GEMR

Mensagem por Ricardo Gobbi em Qui Jul 07, 2016 10:45 am

Pessoal, o presente tópico se justifica ante a necessidade de agirmos face a situação informada no item "II.3", conforme consta em nossa ata escrita e aprovada em nossa última reunião da diretoria, ocorrida no dia 29, próximo passado (clique aqui para acesso a discussão sobre o tema), o qual transcrevo in verbis:

"3) Abertura de prazo, a partir de 29/06/2016 as 19:30 horas até 06/07/2016 também as 19:30 horas, para apresentação de propostas que visem a reparação dos problemas referentes ao telhado do salão principal deste GEMR, sendo que a ausência de propostas (que serão aceitas, desde que por escrito) implicará em anuência tácita a decisão do Diretor Presidente adotada e publicada nas próximas ata;"

Durante a reunião de sábado, após presença de profissional indicado pela Chefe Karen em nossa sede, decorrente de diligência de nosso Presidente, reunião na qual participou esse Diretor Administrativo  e, ainda, nosso Diretor Financeiro, sendo que, após a vistoria do salão o profissional entregou ao nosso Presidente uma declaração e um orçamento:

Declaração:



E orçamento:





Com a juntada desses documento, temos a dimensão do problema, seja no sentido do perigo real, que estamos sujeitos e que acabamos por sujeitar nossos jovens, seja no sentido financeiro, eis que se trata de valor substancial e impactante em nossas finanças.

Poder-se-ia argumentar que a declaração não vai firmada por profissional inscrito CREA, logo, imprestável para os fins aqui colimados contudo, malgrado esse argumento se mostrar verdadeiro, não é menos verdadeiro que deveríamos buscar um parecer de quem esteja inscrito naquele conselho e possa, caso fecharmos com relação a prestação do serviço, nos fornecer o competente documento de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).

Inobstante os fatos e ante urgência (e não emergência) da situação, expresso entendimento que já exteriorizei pessoalmente aos Diretores e alguns Chefes, no sentido de, após o evento de sábado (feijoada) 10/07/2016, onde não usaríamos o salão, oficiarmos a Prefeitura Municipal, para que a defesa civil compareça em nossa sede, avalie a situação e nos notifique para que iniciemos o devido processo legal para renovação do nosso necessário alvará de funcionamento.

Justifico minha opinião pois, para a obtenção da renovação do alvará uma vistoria no grupo ira ocorrer e o pessoal da Prefeitura pode impor seja feita alguma obra ou adaptação na estrura... Reformarmos o telhado antes dessa avaliação, pode, repita-se, pode, implicar em jogar no lixo os valores gastos numa reforma antes da vistoria.

Essa, a questão do telhado e meu entendimento.

Mais que bem vindas, manifestações são necessárias!


Última edição por Ricardo Gobbi em Qui Jul 07, 2016 12:52 pm, editado 1 vez(es)
avatar
Ricardo Gobbi
Diretor Administrativo
Diretor Administrativo

Mensagens : 123
Data de inscrição : 22/05/2016
Idade : 42
Localização : Rio Claro, SP

Ver perfil do usuário http://gemr.forum-livre.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Telhado: Questão dos reparos no telhado do salão do GEMR

Mensagem por Carlos Alberto Fernandes em Qui Jul 07, 2016 11:01 am

Talvez fosse melhor termos um laudo técnico assinado por engenheiro responsável para evitar surpresa de vistoria de defesa civil pois sinceramente creio que poderemos ser surpreendidos com outras falta que possamos estar cometendo na sede. Também gostaria de pedir para protocolar pedido junto municipalidade para obtermos posturas legal e podermos fazer as adaptações necessárias antes de qualquer atitude junto a defesa civil mas não sou totalmente contra pedir tal vistoria porque iriam mostrar nossas falhas que deveremos providenciar as devidas correções que estou sinceramente tentando elucidar para nossos colaboradores mas é uma tarefa desgastante pois sou o cara chato que só mostra problemas mas devemos ver que existem e devemos buscar soluções dentro da lei e do bom senso e custe o que custar para evoluir e servir realmente melhor! SAPS sempre alerta para servir o melhor possível

Carlos Alberto Fernandes
Diretor Presidente
Diretor Presidente

Mensagens : 7
Data de inscrição : 29/06/2016

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Telhado: Questão dos reparos no telhado do salão do GEMR

Mensagem por Felipe Pirolo em Qui Jul 07, 2016 11:23 am

Não podemos pedir para que os orgãos competentes façam as exigências para a obtenção do alvará antes de começarmos a mexer com obras?

Felipe Pirolo
Chefe Sênior Adjunto
Chefe Sênior Adjunto

Mensagens : 2
Data de inscrição : 28/06/2016

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

DECISÃO COLEGIADA

Mensagem por Ronan A. Reginatto em Qui Jul 07, 2016 11:38 am

Prezados dirigentes,

A dinâmica funcional do Grupo Escoteiro Marechal Rondon, historicamente, nos leva a definir em Assembléia, toda e qualquer decisão que afete diretamente a vida do Grupo como um todo.

O procedimento a ser seguido seria o seguinte:
determinada a necessidade, reúne-se a Diretoria (eleitos e nomeados) e a Chefia, para que cheguem a um consenso sobre o que fazer;
se essa decisão resultar em medidas que afetem todo o Grupo, o assunto é levado a uma Assembléia Extraordinária;
durante a assembléia, poderão aparecer outras soluções, mais viáveis e eficientes para o assunto em pauta;
uma vez aprovado pela assembléia, o assunto passa a ser decisão soberana e deverá ser cumprida.

Não existe, historicamente ao menos, decisões de grande repercussão na vida do Grupo que tenham sido tomadas por uma pessoa só.

Assim sendo, sugiro que, tão logo a assembléia de Dirigentes e Chefes defina sobre o assunto, já devidamente mastigado, seja convocada uma Assembléia de Grupo para deliberar sobre essa questão.

Por outro lado, o orçamento apresentado não especifica os materiais a serem usados, especialmente as madeiras da nova tesoura. Dessa forma, fica difícil avaliar seu valor efetivo.
avatar
Ronan A. Reginatto
Diretor Técnico
Diretor Técnico

Mensagens : 13
Data de inscrição : 29/06/2016

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Telhado: Questão dos reparos no telhado do salão do GEMR

Mensagem por Carlos Alberto Fernandes em Qui Jul 07, 2016 12:05 pm

Creio sinceramente ser caso de ser convocada uma assembleia extraordinária como sabiamente elucida chefe Ronan mas peço poder buscar um laudo técnico assinado por engenheiro responsável para evitar surpresa de vistoria de defesa civil e também podermos ter uma interdição formal que geraria muito mais desconforto geral. Por favor preciso de compreensão de que temos de ter muito cuidado e sabermos que precisamos fazer certas adaptações necessárias antes de qualquer atitude para evitar conflitos legais muito pior que os chamados pessoais e todos percebíamos e não desejo prejudicar ninguém. Mas temos o dever de agir sobe pena de omissão. Desta forma informo que irei tentar trazer um profissional competente na engenharia capaz de nos dar um laudo e uma solução técnica. Sinceramente o carpinteiro confirmou situação perigosa do telhado do telhado do salão do nosso grupo e lamento mas não consigo deixar de buscar reformar todo telhado ao invés de apenas reparar somente. Também gostaria de pedir ajuda para todos visando buscar mais orçamentos sem os w uais conforme última reunião foi deliberado que eu possa tomar atitude independente dos demais mas não desejo ser autoritário e nem omisso. Por isso precisamos encontrar soluções conjuntas mas rapidamente de forma competente e legal para servir o melhor possível mesmo!





Carlos Alberto Fernandes
Diretor Presidente
Diretor Presidente

Mensagens : 7
Data de inscrição : 29/06/2016

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Telhado: Questão dos reparos no telhado do salão do GEMR

Mensagem por Carlos Alberto Fernandes em Qui Jul 07, 2016 12:08 pm

O orçamento expresso foi um avanço ao meu ver se possível também observar que ninguém poderia saber quais madeiras seriam suficientes ou necessários a serem trocadas sem tirar forro e destelhar barracão. Daí irei tentar esperar outros orçamentos mas na falta de orçamentos devemos agir sobe pena de omissão!

Carlos Alberto Fernandes
Diretor Presidente
Diretor Presidente

Mensagens : 7
Data de inscrição : 29/06/2016

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Telhado: Questão dos reparos no telhado do salão do GEMR

Mensagem por Viviane Reginatto em Qui Jul 07, 2016 6:10 pm

Gostaria de saber porque está sendo aceita a sugestão, opinião e solução de um carpinteiro e foi rejeitada da sugestão, opinião e solução de 2 engenheiros e 1 projetista?
avatar
Viviane Reginatto
Chefe
Chefe

Mensagens : 15
Data de inscrição : 30/06/2016
Idade : 47

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Telhado: Questão dos reparos no telhado do salão do GEMR

Mensagem por Ricardo Gobbi em Qui Jul 07, 2016 8:01 pm

Chefe Viviane (e a quem interessar), por favor, me permita justificar esse expediente...

Desde antes de assumirmos a direção afirmou-se existir uma situação de necessidade de reparo do salão.

Anteriormente eu entendia que a reforma se justificava apenas para que se pudesse retirar a estronca do meio do salão o quê, me perdoem os que entendem de maneira diversa, nunca me causou nenhuma perplexidade.

No entanto a antiga Direção já tinha traçado um plano de ação o qual, realmente não tenho condições técnicas de avaliar se bom ou se ruim e, no meu entender, deveríamos respeitar essa solução e implementá-la, mesmo porque, salvo engano, os custos disso seriam baixíssimos. A persistir qualquer duvida sobre a confiabilidade da solução apresentada, deveríamos então, e só ai, chamarmos um profissional de fora para fazer um laudo.

Esse não foi o entendimento do nosso Presidente, que passou a trazer outras pessoas de fora as quais, todas, refutaram o projeto de reparo proposto pela antiga Direção, alegando que o problema não se resolveria da forma então proposta. Nenhuma dessas pessoas tinha a qualificação técnica necessária para afastar a solução, visto que um é carpinteiro e outro serralheiro e outro, o que colei a declaração e orçamento aqui, construtor (malgrado não poder assinar ART e buscar tal documento com um arquiteto) mas confesso eu que, pode ser que até sem razão, comecei a recear pelo salão, ante tantas informações assustadoras, do mesmo sentido da declaração que juntamos.

Assim, se a situação é de extremo risco, como o quadro que se delineia, obvio que o certo é chamarmos a defesa civil que vai avaliar as condições da construção e emitir um laudo, optando por interditar o salão e indicar a forma "legal" de promoção dos reparos.

De qualquer forma, se eu tivesse certeza absoluta que o laudo que juntei ao inaugurar esse expediente fosse verdadeiro (veja, crível ele é, mas não sei se condiz as melhores técnicas de engenharia) eu mesmo já teria informado a todos e, na sequência, chamado a defesa civil, não na condição de diretor, mas na condição de pai, e de quem adora, como se filhos fossem, todos os nossos jovens...

Dessa forma, eu gostaria de, em primeiro lugar, seguir uma orientação dos Chefes Ronan e Carlos, ambos no sentido de que, deveríamos tirar uma parte do forro para acesso visual nosso e dos profissionais técnicos habilitados e nos certificar, mediante ART, das condições do salão e, em segundo lugar, seguir a última orientação do nosso Presidente Carlos, no sentido de levar a sede esse profissional habilitado, para fins de certificação...

Agora, tudo se resolveria se esses dois engenheiros que você mencionou pudessem ir ao grupo, vistoriar o salão e se dispusessem a assinar a ART.

De qualquer forma temos que reunir as informações para levar a decisão colegiada determinada pelo nosso Presidente Carlos, após acatar o conselho do Chefe Ronan!

Espero ter justificado a criação desse expediente pois essa questão do salão merece ser enfrentada em nome da nossa segurança, pois devemos tratar a mera expectativa de risco como se risco fosse, e em nome da nossa unidade e harmonia, pois uma coisa é certa: A reforma passará e nós ficaremos!
avatar
Ricardo Gobbi
Diretor Administrativo
Diretor Administrativo

Mensagens : 123
Data de inscrição : 22/05/2016
Idade : 42
Localização : Rio Claro, SP

Ver perfil do usuário http://gemr.forum-livre.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Atualização do andamento desse expediente

Mensagem por Ricardo Gobbi em Sab Jul 16, 2016 11:39 pm

Pessoal,

Passo a atualizar esse expediente informando que, no dia 12 de julho do corrente  nosso Presidente protocolou junto a Prefeitura Municipal um pedido de vistoria da defesa civil:

Protocolo:



Requerimento:



E, finalizando as atualizações desse expediente, o nosso Diretor Financeiro, apresentou o seguinte orçamento realizado no último dia 14:



Esse orçamento, segundo consta, se refere a confecção de uma nova tesoura, ao lado da já existente, sem as falhas e em reforço desta, sendo que, assim, além da que já temos, disporíamos de outra!

De qualquer forma, entendeu eu, todas as questões restaram sobrestadas em face da, agora, necessária intervenção da defesa civil na questão do telhado!

avatar
Ricardo Gobbi
Diretor Administrativo
Diretor Administrativo

Mensagens : 123
Data de inscrição : 22/05/2016
Idade : 42
Localização : Rio Claro, SP

Ver perfil do usuário http://gemr.forum-livre.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ainda sobre o telhado!

Mensagem por Ricardo Gobbi em Seg Ago 01, 2016 3:50 pm

Na semana passada o Chefe Carlos me passou um email contendo outro documento a respeito do telhado:



Como visto o documento consiste num email assinado pelo Engenheiro Civil Sr. Gilmar Herculano, com diagnóstico e solução para o problema.

Ainda pende a diligência da Defesa Civil, a qual estamos aguardando!
avatar
Ricardo Gobbi
Diretor Administrativo
Diretor Administrativo

Mensagens : 123
Data de inscrição : 22/05/2016
Idade : 42
Localização : Rio Claro, SP

Ver perfil do usuário http://gemr.forum-livre.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Sim galera.... Agora temos o laudo! Vamos tocar para frente!

Mensagem por Ricardo Gobbi em Seg Ago 15, 2016 1:25 pm


Enfim pessoal, o laudo com a tão aguardada recomendação!



Resta agora rever o ultimo orçamento e, se mantido o preço, agendar a obra!
avatar
Ricardo Gobbi
Diretor Administrativo
Diretor Administrativo

Mensagens : 123
Data de inscrição : 22/05/2016
Idade : 42
Localização : Rio Claro, SP

Ver perfil do usuário http://gemr.forum-livre.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Telhado: Questão dos reparos no telhado do salão do GEMR

Mensagem por Ronan A. Reginatto em Seg Ago 15, 2016 1:52 pm

Mais um excelente trabalho!
Parabéns à Diretoria e todos os envolvidos!
Vamos em frente! SAPS!
Ronan
avatar
Ronan A. Reginatto
Diretor Técnico
Diretor Técnico

Mensagens : 13
Data de inscrição : 29/06/2016

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Telhado: Questão dos reparos no telhado do salão do GEMR

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum