Circular 39/2016 - Relatório da Reunião do Conselho e Comissão Distrital

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Circular 39/2016 - Relatório da Reunião do Conselho e Comissão Distrital

Mensagem por Ricardo Gobbi em Ter Nov 22, 2016 12:52 pm

Clique aqui para acesso a íntegra da Circular.

Clique aqui para esse relatório em PDF.

Relatório da Reunião do Conselho e Comissão do 26º Distrito Escoteiro da Região de São Paulo convocada pela Circular 39-16.

Em apertadíssima síntese, segue o relatório da Reunião do Conselho e Comissão Distrital, realizada em São Carlos, no domingo passado (20.11) as 8:00 horas.
Fomos eu e a Renata e, durante a reunião, me arrependi profundamente de não ter levado a Terezinha junto, pois ela estava muito mais inteirada das coisas que o conselho discutiu do que eu e, principalmente, porque, para nós que estamos em formação, a participação nesse evento é uma etapa de progressão. Amenizo minha culpa reiterando que nosso comissário distrital disse, e constou expressamente na circular que, para essa reunião foi convocado, in verbis, “apenas o Diretor Presidente de cada Grupo Escoteiro ou, na ausência deste, um Diretor Eleito autorizado”(o Ronan já havia me apresentado dispositivos legais para impugnar essa arbitrariedade, mas como meu curso de formação foi cancelado e eu me faria presente, a impugnação me pareceu medida desproporcional)...
Chegando lá, eu e a Renata constatamos que apenas nosso Grupo se fez representar exclusivamente pelo Diretor Presidente, sendo que todos os outros foram em comitiva de diretores, contando com a presença de uma chefe que lá estava, justamente para cumprir uma etapa de progressão.
Chegamos lá 7:50 e imediatamente fomos convidados para um café... Nessa ocasião o Chefe Marcos (ou Marco, não me recordo... um senhor que é IM) do Grupo Escoteiro Santa Cruz, se aproximou de nós, puxou conversa e conversamos bastante sobre o movimento. A reunião iniciou-se pontualmente as 8:30 com uma homenagem a Bandeira Nacional e passou-se ao:
*item 1 da pauta – avaliações das atividades realizadas no ano de 2016*, onde se discutiu sobre os eventos realizados no ano, um a um, com avaliação do que a aconteceu e de que forma podemos melhor... Muito embora muito interessantíssima essa pauta, entendo eu que ela deva ser objeto de avaliação imediata ao ocorrido e apresentação de propostas já no próximo Indaba, pois, ao meu ver e sentir, isso tem que ser discutido em nível de chefia e não de direção... De qualquer forma, naquela ocasião, não manifestei esse posicionamento... De interessante, aventou-se que o Indaba desse ano disponibilizará aos chefes um curso sobre o SIGUE, para que eles mesmo façam a gestão da parte administrativa e da ficha 120 dos jovens... Comentei que nesse ponto, nosso GE está na vanguarda e que a nossa Assistente da Presidência, Cláudia, já elaborou uma instrução ao nossos Chefes e, ainda antes do fechamento do ano, transferiremos essa responsabilidade aos Chefes, inclusive documentando essa transferência, com descritivo completo do que está sendo transferido e para quem (eu e a Cau fizemos esse documento em conjunto)... Falaram bastante sobre os cursos do distrito e bradaram ser esse o melhor distrito da região, sendo que os GE´s do outros distritos tem buscado e efetivamente frequentado os cursos de formação que o 26 coordena e ministra... O nosso comissário ponderou que em reuniões com os outros distritos o nosso realmente está numa situação melhor, pois existem distritos que tem perpetrado intervenções em GE´s locais em virtude de sérios problemas, sem citar nenhum exemplo... Mencionou-se do fracasso no JOTI desse ano e encerraram convidando a todos para a descida do Rio Mogi nos dias 02 e 04 de dezembro desse ano;

*item 2 da puta – prestação de contas*, o Chefe Filipe apresentou um orçamento de 800 e poucos reais, sendo cerca de 400 gastos com uma van para levar os diretores presidentes a SP na reunião regional que versou como angariar fundos a UEL´s, da qual nosso antigo presidente  se fez presente, outra parte para bancar os custos do curso de uma Chefe que, agora, está habilitada a coordenar os Pioneiros da Região, tendo sobrado o caixa de 36 reais que foi aplicado no café da manhã do evento do qual participamos... Não tomei nota dos valores exatos pois todos eles constarão expressamente na ata da reunião a qual, assim que estiver pronta, será enviada a todos os participantes... As contas foram aprovadas a unanimidade...
*item 3 da pauta – Apresentação dos trabalhos e propostas dos coordenadores para o ano de 2017*, sendo dito por todos que essa discussão ocorrerá mediante debate com os mais chefes das UEL´s, por ocasião do Indaba 2017...

*item 4 – Elaboração da 1ª versão do calendário Distrital*,
Janeiro: 21 e 22, Indaba em São Carlos;
Abril: 1º e 2, Curso Preliminar de Escotista e Dirigente em Araras;
Maio: 27 e 28, ADL (não faço ideia do que seja e fiquei com vergonha de perguntar) – Lusofonia é o tema, em Matão;
Junho:  24 e 25, Pré vigília Pio, em Araraquara;
Agosto: 5, Jantar do Chefe, tema havaiano, em São Carlos;
Outubro: 7,  Rally, em São Carlos;
Novembro: 19, Reunião do conselho, São Carlos;  
Discutiu-se também uma data para um acampamento de chefes. Todos gostaram muito da ideia, mas não se chegou ao consenso de uma data... Essa possibilidade será retomada no Indaba do dia 21 e 22 de janeiro em São Carlos...

*item 5 – Preenchimento dos cargos faltantes no Distrito*, no caso o Jovem Líder e coordenador de rádio escotismo. Quanto ao primeiro, nenhum nome surgiu, quanto ao segundo, surgiu um nome de Araras e, ato contínuo, fui literalmente intimado a apresentar um nome, dado ao reconhecimento do sucesso absoluto das atividades de rádio escotismo do nosso Grupo... No mesmo dia falei com o Chefe Ronan, que nos indicou o Chefe Marcelo Romero PY2OX, e passei os dados ao nosso Comissário que, insistindo o candidato de Araras, promoverá uma votação, caso contrário nomeará o Chefe Marcelo que, inclusive, diz o conhecer e muito estimar... De qualquer forma, só não houve a votação naquele momento pois os trabalhos já estavam encerrados...

*item 6 – Assunto gerais*, item que apenas constava o nosso requerimento de encaminhamento de proposta de alteração de regra CAN, sobre a questão da UEB contribuir, uma única vez, cedendo ao “inscrito isento”, a parte superior, o cinto e a parte inferior do vestuário e/ou uniforme escoteiro... Esse requerimento encontrou apoio dos demais e passou-se a discutir a forma com que  requerimento seria encaminhado e sugeriu-se apresentarmos diretamente na região, inclusive com possibilidades de defesa verbal... Também estou aguardando a ata da reunião pois lá constou certinho para onde devemos encaminhar o requerimento...

Encerrou-se a reunião com nova homenagem a Bandeira Nacional.

Durante e após os trabalhos eu e a Renata nos sentimos acolhidos pelos demais Chefes e, a todo tempo, percebi que o pessoal está muito animado com os resultados do distrito. Também concluí que e os nossos trabalhos, principalmente nas mãos do nosso Diretor Técnico com o auxílio sempre presente do Chefe Hique, que passou a priorizar a formação dos nosso Chefes, é de suma importância para que possamos contribuir cada vez mais com o movimento e o próprio enaltecimento do nosso Grupo, inclusive com uma possível maior participação no 26. Devemos agradecer também nosso Diretor Financeiro, Chefe Homero, que sempre apoiou, de forma incondicional, essa nova política do Grupo.
Por fim, pessoalmente, obrigado Chefe Hique, que, mesmo eu ainda debutando nos quadros do escotismo, consegui conversar de igual para igual e me situar dentro do contexto, graças aos seus inestimáveis ensinamentos.
Com a ata oficial, certamente virão maiores detalhes!
Esse, o breve relato.
SAPS!  
Rio Claro, 21 de novembro de 2016. Ricardo Gobbi e Silva

Versão para impressão do presente relatório.
Ricardo Gobbi
Diretor Administrativo
Diretor Administrativo

Ver perfil do usuário http://gemr.forum-livre.com

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: